13 agosto 2014

Dica de Cinema - Eu e as Mulheres

   Eu já sabia que no canal Viva passavam filmes bons , com boas histórias, não qualquer comédia romântica. Hoje me surpreendi ao ver o título e ao assistir o filme "Eu e as Mulheres" dá pra imaginar que se tratasse de um filme onde todas as meninas ou mulheres correriam atrás do mesmo Cara, não foi bem assim.


    Sinopse: Após levar um fora da namorada Sophia (Elena Anaya), o jovem escritor Carter Webb (Adam Brody) vai ao subúrbio de Detroit cuidar da saúde de sua avó. Lá ele também aproveita para terminar o livro que sempre desejou escrever. Logo ele descobre que Sarah (Meg Ryan), uma bela dona de casa, e suas duas filhas Lucy (Kristen Stewart) e Paige (Makenzie Vega). Com o tempo, Carter se aproxima de sua excêntrica avó, que vive obcecada pela morte e, paralelamente, cria uma ligação especial com as mulheres da família vizinha. Com cada uma, ele aprende algo especial, e acaba transformando a vida delas. Seu relacionamento com essas mulheres ajudará Carter a descobrir que o que ele achava ser o fim, era apenas o começo de algo mais.
    
    Bom, vamos aos comments. O filme tem mais drama e comédia do que propriamente romance. Primeiro Carter leva um fora da namorada atriz, até aí tudo bem, quem nunca levou um fora?! Então ele junta o útil ao agradável, ele vai cuidar de sua avó que precisa de cuidados e aproveita para esquecer um pouco de seu problemas e escrever. A relação dele com a avó é muito engraçada e tem demonstração de cuidados com ela. Então ele conhece Sarah, que é a mãe de Lucy e Paige. Sarah é uma mulher mais madura (acho lindo) e que adora caminhar com Carter, percebi que eles se entendiam bem, conversavam e caminhavam. Já a relação com Lucy não envolve muita emoção, é mais de amizade, e com a irmã mais nova de Lucy nem se fala.

Não vou contar mais... Assistam ao trailer e depois ao filme, é muito bom mesmo.




12 agosto 2014

Dia de Santa Clara (11 de Agosto)

   História de Santa Clara
   Santa Clara de Assis, nasceu no ano de 1194, em Assis, na Itália. De família rica, era filha e neta de fidalgos. Vivia em um palácio na cidade, e tinha muitas propriedades.
   Clara tinha dois irmãos e duas irmãs (Catarina e Beatriz). Quando Clara tinha por volta de doze anos, sua família vai morar em Corozano e depois vão para Perugia, refugiando-se de uma revolução.
   Clara desde jovem já tinha a fama de muito religiosa e recolhida. Aos 18 anos ela fugiu com uma amiga, Felipa de Guelfuccio, para encontrar São Francisco de Assis, na Porciúncula, (capelinha de Santa Maria dos Anjos, onde nasceu a ordem dos Franciscanos e a ordem de Santa Clara). Lá ela era esperada para fazer os primeiros votos e entrar no convento dos franciscanos.
   A família de Santa Clara de Assis tentou buscá-la, mas ela se recusou a voltar, mostrando para o seu tio Monaldo os cabelos cortados. Ele, então, desistiu de levá-la. Nisso, sua irmã Catarina, também foge para o convento aos 15 anos de idade. A família envia novamente o Tio Monaldo para busca-la à força. Monaldo amarra a moça e prepara-se para arrastá-la de volta para casa.
   Clara não suporta ver o sofrimento da irmã e pede ao Pai Celeste que intervenha. Então a menina amarrada ficou tão pesada que ninguém conseguia movê-la. Monaldo, então, desistiu. Catarina entrou para o convento e recebeu o nome de Inês. Depois de ter passado pelo convento de Santo Ângelo de Panço, São Francisco leva Clara e suas seguidoras para o Santuário de São Damião, onde foram morar em definitivo.
Milagre de Santa Clara

   Por causa da invasão muçulmana, a região de Assis passou necessidades. Tanto que, certa vez, as irmãs, que já eram mais de 50, não tinham o que comer. Então a irmã cozinheira chega desesperada e diz a Santa Clara de Assis que havia somente um pão na cozinha.
   Santa Clara diz a ela: confie em Deus e divida o pão em 50 pedaços. A irmã cozinheira, mesmo sem entender, obedece. Então, de repente, dezenas de pães aparecem na cozinha e as irmãs conseguem se sustentar por vários dias.
   Santa Clara pegou o ostensório com o Santíssimo Sacramento e disse aos invasores que Cristo era mais forte que todos eles. Então, inexplicavelmente, todos, tomados de grande medo, fugiram sem saquear o convento. Por isso, Santa Clara é representada com suas vestes marrons segurando o ostensório.
Padroeira da televisão
   Um ano antes de Santa Clara de Assis falecer, em 11 de agosto de 1253, ela queria muito ir a uma missa na Igreja de São Francisco (já falecido). Não tendo condições de ir por estar doente, ela entrou em oração e conseguiu assistir toda a celebração de sua cama em seu quarto no convento.
   Segundo seus relatos, a  Missa aparecia para ela como que projetada na parede de seu humilde quarto.  Santa Clara conseguiu ver e ouvir toda a celebração sem sair de sua cama. O fato foi confirmado quando Santa clara de Assis contou fatos acontecidos na missa, detalhando palavras do sermão do celebrante. Mais tarde, várias pessoas que estiveram na missa confirmaram que o que Santa Clara narrou, de fato aconteceram.
   Assim, pelo fato de Santa clara ter assistido a uma celebração à distância, em 14 de fevereiro de 1958, o Papa Pio XII proclamou oficialmente Santa Clara de Assis como a padroeira da televisão.

Falecimento

   Santa Clara de Assis morreu em Assis no dia 11 de agosto de 1253, aos 60 anos de idade. Um dia antes de sua morte ela recebeu a visita do Papa Inocêncio lV, que lhe entregou a Regra escrita por ela aprovada e aplicada a todas as monjas.
   Na hora de sua morte ela disse: Vá segura, minha alma, porque você tem uma boa escolha para o caminho. Vá, porque Aquele que a criou também a santificou. E, guardando-a sempre como uma mãe guarda o filho, amou-a com eterno amor. E Bendito sejais Vós, Senhor que me criastes.
   O Papa mandou enterrá-la na Igreja de São Jorge, onde São Francisco estava enterrado. Em 1260 depois de construída a Basílica de Santa Clara, ao lado da Igreja de São Jorge seu corpo foi transladado com todas as honras para lá.

Canonização

   Sua canonização foi oficializada pelo Papa Alexandre lV, no ano de 1255, dois anos após sua morte. Santa Clara de Assis é representada com uma roupa marrom e touca branca, com uma custódia com o Santíssimo sacramento. Ela foi o lado feminino dos franciscanos e as irmãs Clarissas permanecem até hoje.

Oração a Santa Clara de Assis

Ó maravilhosa clareza e abençoada  Clara.
Em vida, ela brilhou para alguns, após a morte, ela brilha para todo mundo.
Na terra ela era uma luz clara. Agora está no céu como sol brilhante.
Ó quão grande a veemência do brilho dessa clareza.
Na terra a luz era realmente mantida dentro das paredes da clausura, ainda derramado de seus raios brilhantes. Amém.
Sugestão de Leitura